Roncas de Elvas na fase distrital das 7 Maravilhas da Cultura Popular

RoncaElvasEstão encontrados os finalistas distritais às 7 Maravilhas da Cultura Popular. Entre eles, as Roncas de Elvas, na categoria de artesanato, numa candidatura do Município de Elvas.

Rui Jesuíno, cronista oficial da cidade, lembra que as roncas chegaram a Elvas há muitos anos, na altura das invasões muçulmanas, no século VIII, sendo que se tornaram num emblema do concelho. São um instrumento musical que acompanha os cantos de Natal na cidade.

“Mais do que ganhar, e espero que vençamos e que a Ronca de Elvas seja considerada uma das sete maravilhas do artesanato português, importa dar a conhecer este instrumento o nome de Elvas a todo o país”, diz Jesuíno. “O objetivo (com a participação no concurso) é simples, é dinamizar e divulgar mais um produto da cidade de Elvas e da sua história”, acrescenta.

No distrito de Portalegre, para além da Ronca de Elvas, estão ainda a concurso as Samarras de Santa Eulália, as Festas do Povo de Campo Maior, o Barro Branco da Flor da Rosa, no Crato, os Bordados com casca de castanha e as choças de Marvão, tal como a Olaria Pedrada de Nisa.

No próximo domingo, dia 21, são divulgados os números de telefone atribuídos a cada património candidato, num programa transmitido em direto na RTP1.