Castelo de Vide vê problemas no Parque Natural de São Mamede

Castelo-de-VideNa passada sexta-feira, dia 22, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, acompanhado pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e pelo presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) reuniu com os presidentes das quatro câmaras municipais que integram o Parque Natural da Serra de São Mamede: Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

Na ordem de trabalhos, foram discutidos temas sensíveis e transversais ao território do Parque Natural, sendo sublinhado, pelo ministro do Ambiente, a vontade política de estabelecer um novo diálogo e consolidar parcerias com as autarquias através do novo modelo de Cogestão das Áreas Protegidas.

O município de Castelo de Vide foi, recentemente, eleito para a presidência da Comissão desta Cogestão e “estará muito atento à prossecução dos objetivos comuns expressos no compromisso destes membros do Governo”, defende o município castelovidense.

Assim, “num momento em que o Governo assume este discurso de que a paisagem, a biodiversidade, a natureza, o ambiente são valores a preservar, mas igualmente a promover no sentido de se constituírem em ativos e benefícios para a população local, poderão existir mais e melhores condições para um novo caminho que contrarie o tradicional conservadorismo do ICNF”.

O Município de Castelo de Vide defende que “pior do que tem sido o funcionamento do Parque Natural é difícil. Vamos, pois, acreditar que seja possível imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, participativa, colaborativa e articulada em prol deste modelo, o qual, no papel e no discurso promete agora construir processos dinâmicos e de proatividade efetivos e regulares entre o Parque Natural, Municípios e demais agentes do território”.