Campomaiorenses cantam saias à janela e GEDA lança vídeo

video GEDA missao arco irirs campo MaiorNo âmbito da “Missão Arco-íris” que está a ser desenvolvida pelo município de Campo Maior, hoje têm lugar duas atividades.

O GEDA lança um vídeo intitulado de “Ouguela Sentinela da Raya”, que mostra um dos percursos pedestres que existe em Ouguela, o mais pequeno do concelho. Paulo Carrilho, vice presidente do GEDA explica que “este vídeo pretende transmitir às pessoas o que está no terreno, uma vez que a população se encontra em casa, esta é uma espécie de áudio guia, onde é feito um percurso guiado do terreno, que aprofunda a área da geologia e biologia de Ouguela, acompanhado da descrição do que a pessoa pode ver”. Esta assume-se também como uma forma de convidar as pessoas, posteriormente, a conhecer o percurso.

“Saias à janela” é outra das atividades que decorre esta noite, e pretende que todos os campomaiorenses peguem na sua pandeireta e cantem às saias a partir da sua porta ou janela. Dionísia Gomes, coordenadora do Centro Educativo Alice Nabeiro explica que esta atividade surge no âmbito do projeto educativo da instituição, onde as crianças, “ao longo do segundo período letivo, na Oficina das artes e de música, ornamentaram castanholas e pandeiretas”. Desta forma, “foi lançado o desafio não só às crianças, mas também aos familiares para que se juntem à iniciativa e cantem as saias neste dia, a partir das suas janelas”.

O lançamento do vídeo da responsabilidade do GEDA está marcado para as 10 horas, enquanto que às 21 horas vão-se ouvir as pandeiretas e as saias de Campo Maior a partir da janela dos campomaiorenses.