Isolamento social alterar comportamento de crianças e jovens

criançaA psicóloga infantil Ana Isabel Casadinho afirmou que “neste período crítico pelo qual estamos a passar, e para o qual não estávamos preparados, não existe nenhum manual de instruções para lidar com a situação”. No entanto “a paciência e a resiliência são fundamentais para a adaptação a esta nova vida, porque as crianças têm uma capacidade enorme de resiliência e adaptação, nós é que temos que lhes dar tempo para se adaptarem”, afirma a psicóloga.

O cuidado com o tipo de informação é outro dos assuntos que tem que ser tido em conta no diálogo entre pais e filhos. Para a psicóloga “muitas vezes a criança pode ficar assustada com as falsas informações que ouve, neste sentido os pais têm uma responsabilidade acrescida e devem também eles estar devidamente informados.”

A psicóloga infantil Ana Isabel Casadinho deixa um alerta em relação a esta situação, “é importante que os pais estejam atentos aos comportamentos da criança, como birras, que são uma forma de expressar o medo”.

Os conselhos da psicóloga Ana Isabel Casadinho para os pais e encarregados de educação, no sentido de evitar que os filhos adotem comportamentos depressivos, nesta altura de pandemia de Covid-19.