Ronca de Elvas é candidata às 7 maravilhas da Cultura Popular

roncas-de-elvasA Ronca de Elvas é candidata às 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular, na categoria de artesanato, numa candidatura efetuada pela Câmara Municipal de Elvas.

Rui Jesuíno, cronista oficial da cidade explica que a candidatura surge no sentido de “dinamizar e divulgar este instrumento típico da cidade, bem como a sua história enquanto património musical”, lembrando os inúmeros programas em que a ronca foi divulgada.

Rui Jesuíno considera ainda que “mais do que ganhar este concurso, importa dar a conhecer este instrumento, que leva o nome de Elvas a todo o país”. O cronista recorda ainda que a Ronca, de origem norte africana, “chegou a Elvas com as invasões muçulmanas no século VIII, e tornou-se típica da região, sendo também esta a história que queremos divulgar a nível nacional.”

Na próxima fase, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

Os resultados desta escolha dos 140 finalistas regionais serão apresentados a 7 de junho num programa em direto na RTP1.