Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre candidata às 7 Maravilhas

7 maravilhas PortalegreA Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Festas e Feiras.

Para a presidente do município, Adelaide Teixeira, “é um grande orgulho ter este produto a concurso, porque temos muitos produtos que nos diferenciam e este é sem dúvida um dos que nos diferencia que tem a ver com a história de Portalegre.” A presidente enaltece o facto de esta Feira ser “qualificada a nível nacional, com produtos da região e de grande qualidade”, sendo que as receitas “são provenientes dos conventos da região, das mais variadas ordens”.

Este é um património que não só dos portalegrenses, mas de todos os portugueses, por isso a presidente vê ” com bons olhos” esta nomeação para as sete maravilhas da cultura popular.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal, que nesta edição é dedicado à cultura popular, pretende promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a Cultura Popular portuguesa a um patamar de causa pública. Na próxima fase, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.

Os resultados desta escolha dos 140 finalistas regionais serão apresentados a 7 de junho num programa em direto na RTP1.