Famílias e idosos encontram-se à varanda no Lar de Vila Boim

Visita Lar Vila BoimA partir de segunda-feira, dia 18, os utentes de lares de idosos e unidades de cuidados continuados vão poder receber uma visita por semana, com marcação prévia e num espaço próprio, de preferência no exterior da instituição, mantendo a distância de segurança de dois metros entre os utentes e os familiares, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o dia 16 de março que as instituições têm adotado estratégias para colmatar a falta que os utentes sentem do contacto com as suas famílias. A Associação de Assistência de Vila Boim (AAVB) aderiu às “video chamadas para que os utentes possam ver os seus familiares. Adquirimos mais um telemóvel para a instituição e também utilizamos a nossa varanda para que familiares e utentes se possam ver e conversar”, referiu-nos o presidente, José Eurico Malhado.

Cada utente só poderá receber a visita de uma pessoa, uma vez por semana e, no máximo, durante 90 minutos. As visitas aos lares de idosos foram suspensas no dia 16 de março, no âmbito da pandemia de covid-19.