Matrículas do Ensino Básico são feitas na Internet

estudarA pandemia da Covid-19 tem obrigado a várias alterações na área da Educação: as aulas do Ensino Básico estão já a decorrer online assim como as do Ensino Superior e as matrículas passam agora a ser online.

Aqui, esclarecemos onde fazer as matrículas e quais os prazos. A partir de agora, as matrículas deverão acontecer no Portal das Matrículas. As matrículas para o ano letivo 2020/2021 terão início no dia 4 de maio.

O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula e renovação de matrícula com transferência de escola, na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.

Relativamente aos prazos, o ano letivo foi prolongado até 26 de junho. A renovação de matrícula é efetuada eletronicamente, até ao terceiro dia útil subsequente à definição da situação escolar do aluno.

No que diz respeito ao pré-escolar, a matrícula deverá ser realizada entre os dias 4 de maio e 30 de junho de 2020. A renovação da matrícula para o pré-escolar é efetuada entre 15 de abril e o dia 15 de junho.

O Portal das Matrículas está disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt , com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças. De salientar que as matrículas presenciais continuam, podendo as pessoas fazer uma marcação prévia.