Jaime Carmona: nova Telescola, um complemento ao ensino à distância

JaimeCarmona2Por todo o país, entre 1965 e 1987, milhares de alunos complementaram o ensino do quinto e sextos anos de escolaridade através das emissões da Telescola.

Hoje, 20 de abril, dá-se início a uma nova vertente da Telescola, com emissões, de segunda a sexta-feira na RTP Memória, durante o terceiro período, numa altura em que as escolas estão fechadas e os alunos dão continuidade às suas aprendizagens, através de um sistema de ensino à distância.

A verdade é que esta nova Telescola nada tem a ver com a de antigamente. O diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, garante que, desde logo, alertou para o facto de “que os alunos não iriam estar em casa a aprender como se aprendia naquela altura”.

Carmona considera esta uma “boa iniciativa”, por parte do Ministério da Educação, adiantando que o projeto “#EstudoEmCasa” não é mais que um complementos às aprendizagens dos alunos. “Aquilo que há é a disponibilização de conteúdos programáticos, que ajudarão a esclarecer dúvidas”, acrescenta.

A transmissão desta programação dedicada ao público escolar, do 1º ao 9º ano, acontece na RTP Memória, ocupando a grelha das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Os conteúdos pedagógicos estão por módulos organizados de dois anos letivos, à exceção do 9º.

Os conteúdos, para além de transmitidos na RTP Memória, vão ficar também disponíveis nas plataformas digitais da RTP e da Direção-Geral da Educação e numa App criada para o efeito. Paralelamente, a RTP 2 transmite conteúdos, pensando nas crianças do Ensino Pré-escolar (dos 3 aos 6 anos).