Atenção às burlas! Não estão previstas inspeções a contadores

ERSEA Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) emitiu um alerta para as práticas no sector da energia. Em causa está uma burla que pode lesar os consumidores em cerca de 60 euros.

“Alguém lhe bate à porta e diz que vem fazer uma inspecção periódica à sua instalação de gás ou de electricidade, que é obrigatória e que tem de pagar cerca de 60 euros”, descreve a ERSE.

“Desconfie e não abra a porta a estranhos”, recomenda a entidade reguladora, que explica ter contactado as empresas de electricidade e de gás natural “cujo nome está a ser usado” nesta burla e confirmou que, durante o período de pandemia da Covid-19, não vai haver inspecções periódicas.

Durante a crise de saúde pública, “não estão agendadas nem previstas quaisquer inspecções periódicas nas casas dos consumidores, salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor e previamente agendadas”.

A ERSE aconselha os consumidores a contactar os seus fornecedores de serviços se tiverem dúvidas, e a exigir a identificação de quem lhes bate à porta sempre que solicitarem “algum serviço ao seu fornecedor ou operador da rede de electricidade ou de gás natural”.

Por isso, para sua defesa e para evitar burlas, “certifique-se que o serviço a realizar é o solicitado à empresa”, acrescenta a entidade reguladora.