Município de Campo Maior entrega desfibrilhadores automáticos em duas escolas (c/fotos)

_DSC0011O município de Campo Maior entregou esta manhã de sexta-feira, dia 6, dois desfibrilhadores automáticos, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e outro na Escola Secundária.

Para Jaime Carmona, diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, “esta entrega significa que o município está na linha frente”, e demonstra-se satisfeito “por ter ao dispor este tipo de dispositivos, esperando não ser necessário utilizá-los, uma vez quer as situações que exigem a sua utilização são delicadas e requerem algum tipo de resposta”. O diretor afirma que é sinal que todos “estamos atentos e estamos na primeira linha de ação”.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior refere que a ideia partiu de Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal, e é com muita satisfação que todo o conjunto de autarcas aprovou a aquisição destes dois equipamentos, que vão estar disponíveis nos dois estabelecimentos de ensino para alguma eventualidade”.

Foram ainda certificadas sete pessoas em cada estabelecimento de ensino, para o uso dos desfibrilhadores com a certificação do Instituto Nacional de Emergência Médica de uso dos desfibrilhadores e os certificados de desfibrilhação automática externa, de forma a poderem por em prática o uso dos mesmos.

A entrega de desfibrilhadores acontece no âmbito do Programa Desfibrilhação Automática Externa que consistem na instalação destes aparelhos em espaços acessíveis ao público e na formação de pessoas que frequentem esses espaços em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE).

A lei define o estabelecimento de regras de utilização de um Desfibrilhador Automático Externo em ambiente extra-hospitalar por não médicos e de obrigatoriedade de equipamentos de Desfibrilhação Automática Externa em locais de acesso público, respetivamente.