Praia fluvial de Monsaraz recebe 1ª etapa de campeonato nacional de windsurf

Monsaraz Windsurf Festival (11)Monsaraz Windsurf Festival tem lugar entre sábado, dia 22, e terça-feira, dia 25, na praia fluvial de Monsaraz.

Esta competição integra a primeira etapa dos campeonatos nacionais das três classes de topo do windsurf, nomeadamente de Formula Windsurfing, de Formula Foil e de Raceboard, mas também o Windsurfing Course Racing Open.

A competição vai decorrer no Grande Lago Alqueva, em frente à praia fluvial de Monsaraz, e terá em prova mais de 40 windsurfistas de Portugal e de Espanha nas categorias de seniores, juniores, veteranos, Gmaster, Master e femininos. Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, é o atleta mais premiado em prova, tendo vencido no ano passado o primeiro Campeonato Nacional de Formula Foil e pela vigésima primeira vez o Campeonato Nacional de Formula Windsurfing.

Durante os quatro dias de competição poderão realizar-se 12 regatas para cada um dos campeonatos, nomeadamente para o Campeonato Nacional de Formula Windsurfing, Campeonato Nacional de Formula Foil e Campeonato Nacional de Raceboard, no entanto, a prova só será validada se houver condições de vento para se disputarem, no mínimo, três regatas de cada classe.

A primeira largada está prevista para dia 22 de fevereiro, às 14 horas, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras de cada classe para decorrerem as regatas. Nos restantes dias de competição, a primeira regata está prevista para as 11 horas, podendo realizar-se mais tarde devido ao vento.

O programa do Monsaraz Windsurf Festival integra ainda no sábado, a partir das 16 horas, uma Festa Sunset e uma prova de vinhos da Adega José de Sousa no Centro Náutico de Monsaraz. Na segunda-feira, às 17 horas, realiza-se outra festa no mesmo local para apreciar o pôr do sol desde a praia fluvial de Monsaraz, sendo queà noite haverá uma visita ao Observatório Lago Alqueva.

O final do campeonato e a entrega de prémios vai decorrer no dia 25 d