Aumento de comissões da CGD em destaque na DECO

Maria Inês Alvarenga DECO 2A Caixa Geral de Depósitos (CGD)anunciou a alteração de preços para este novo ano, que entram em vigor já no dia 25 deste mês.

Os principais aumentos de preçário incidem sobre a comissão da conta pacote Caixa S e sobre os levantamentos com caderneta e atualização da mesma ao balcão.

“A manutenção da conta de Serviços Mínimos Bancários também fica sujeita ao pagamento de uma comissão e o valor das comissões de transferências MB WAY triplica”. Neste sentido a Deco não concorda com este aumento e lançou a ação MB WAY, como explica a jurista da Deco Maria Inês Alvarenga.

A jurista refere que “o custo de 88 cêntimos por operação MB WAY representa um agravamento de mais de 300% em relação ao custo atualmente previsto em preçário de 21 cêntimos.” Também quem tem crédito à habitação, a partir de março de 2020, “a comissão de processamento da prestação passa para € 2,86 um agravamento de 10 %.”

Maria Inês Alvarenga explica que “no caso das contas à ordem, a alteração do preçário da CGD, há dois anos, levou a que muitos reformados perdessem a isenção da comissão de manutenção, mesmo quando tinham a pensão ou o vencimento domiciliado. A muitos deles foi sugerida a adesão a uma das contas pacote criadas na altura, com o argumento de poupar nos custos por terem uma simples conta à ordem. A conta Caixa S era a alternativa mais acessível, para quem podia domiciliar a pensão ou vencimento, com um custo de 2,60 euros mensais, incluindo a anuidade de um cartão de débito e a realização de duas transferências interbancárias por mês através do homebanking.” Em maio último, a CGD fez a primeira atualização do custo da Conta S, aumentando-o para 2,91 euros. Agora, em menos de um ano, a comissão mensal aumenta mais 14%, para € 3,33 por mês.

Não podendo realizar o levantamento de numerário nas caixas automáticas com a caderneta, os clientes do banco terão o custo dessa operação ao balcão agravado em 9%, para 3,12 euros. Também a atualização da caderneta ao balcão duplica o seu custo, passando para 2,08 euros.