CEAN: realidade de Campo Maior dada a conhecer às crianças

CentroEducativoAliceNabeiro“Gentes d’Aqui”: assim se chama o projeto educativo deste ano letivo no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior.

Campo Maior, as suas tradições e património, sempre associados à história, à ciência e à literatura, dão forma a este projeto, que, de acordo com o coordenador pedagógico Carlos Pepê, tem por objetivo “transportar a realidade do concelho” para a instituição de ensino.

“Temos uma rede de parceiros muito grande, no sentido de, em cada área que nós trabalhamos no centro, aproximar pessoas das crianças, mostrar aquilo que Campo Maior foi no passado, perspetivar o presente e olhar para o futuro com olhos bem abertos, com a consciência plena daquilo que nós somos como comunidade”, revela Carlos Pepê. Fazer as crianças sentir orgulho de pertencer a Campo Maior é outros dos objetivos deste projeto.

Carlos Pepê lembra ainda a importância do ensino e da escola, tendo em conta tudo aquilo que se tem conseguido, ao longo dos tempos, em termos de transformação das comunidades. “A escola não é do futuro, é do presente, e esse presente vai dar frutos mais à frente”, revela.

O coordenador pedagógico assegura ainda que Campo Maior, tal como qualquer outra localidade, tem a sua impressão digital única, pelo que é imprescindível transmitir às crianças que pertencer a esta vila é muito especial.