Excesso de álcool no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoECarlosFalcato.jpgNos festejos da passagem de ano é frequente o consumo de álcool.

O médico Pintão Antunes alerta para o facto do “álcool levar à perda de reflexos o que, muitas vezes, provoca acidentes de viação”.

No ano passado, no âmbito da Operação “Ano Novo” levada a cabo pela GNR, entre 28 de dezembro e 2 de janeiro, foram detetados 940 condutores a conduzir com excesso de álcool e, destes, 311 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

O consumo de álcool neste período de passagem de ano é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde.

 

Missa por alma de Joaquim Bastinhas na Igreja do Salvador

Bastinhas.jpgO cavaleiro elvense Joaquim Bastinhas (na foto) faleceu há precisamente um ano.

Foi no último dia do ano de 2018 que Bastinhas “perdeu” a batalha contra uma infeção contraída depois de uma operação a um pólipo intestinal, depois de dois meses de internamento no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

A missa por alma de Joaquim Bastinhas, um ano após a sua morte, realiza-se hoje, terça-feira, dia 31, a partir das 11 horas, na Igreja do Salvador, no Largo do Colégio, em Elvas.

Excessos alimentares no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoECarlosFalcato.jpgNatal é estar junto de familiares e amigos e passar horas em torno… da mesa. A grande questão que se coloca é: comer ou não comer? A verdade é que não há motivos para resistir, nem passar a véspera de Natal a contar calorias, desde que faça um “excesso equilibrado”.

O médico Pintão Antunes aconselha os ouvintes “a viverem as festas mas com moderação”.

Os excessos alimentares no Natal são o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde.

Euromilhões com jackpot de 25 milhões de euros

euromilhoesRCM.pngO próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, véspera de Natal, prevê um ‘jackpot’ de 25 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem na chave vencedora, composta pelos números 08 – 24 – 30 – 32 – 34 e pelas estrelas 03 e 04.

O segundo prémio, de 1.041.516,40 euros, vai para um apostador no estrangeiro, enquanto o terceiro prémio, de 80.860,34 euros, vai contemplar três jogadores, também no estrangeiro.

O quarto prémio, de 3.206,85 euros, vai ser entregue a 37 apostadores, seis deles em Portugal.

Campomaiorenses reúnem para debater Festas do Povo 2020

Festas_Povo_Arquivo_F.jpgA Associação das Festas do Povo de Campo Maior reúne e debate hoje, sexta-feira, dia 20, às 21 horas, no Centro Cultural, a questão da realização das Festas do Povo em 2020.

As Festas do Povo, de Campo Maior, poderão vir a ser reconhecidas como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2021, pelo que é imperativa a sua realização já em 2020.

Como tal, o presidente da Câmara, João Muacho, apela aos campomaiorenses que ainda não fizeram a inscrição das suas ruas, para que o façam, uma vez que só assim o evento pode vir a ser uma realidade já no próximo ano.

“Apelamos ao coração e à emoção de todos os campomaiorenses”, começa por dizer o autarca. “Àqueles que já inscreveram as suas ruas – e já são algumas – que mantenham essa vontade; àqueles que ainda estão na dúvida – que também ainda são muitos – que possam refletir, para que possamos todos querer celebrar aquilo que é o ex-líbris de Campo Maior”, acrescenta.

A última edição das Festas do Povo, que só se realizam quando os campomaiorenses assim o entendem, aconteceu em 2015. Esta noite será tomada a decisão da sua realização no próximo ano.

O papel do farmacêutico no “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpgO papel do farmacêutico, na área da saúde pública, tem vindo a revelar-se muito importante nas últimas duas décadas, tendo em conta a identificação de pessoas em risco, pela deteção precoce de diferentes doenças e até pela promoção de estilos de vida mais saudáveis.

A verdade é que nem sempre são farmacêuticos quem encontramos atrás de um balcão de uma farmácia. O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, esclarece as diferenças entre um farmacêutico e um técnico de saúde.

Pintão Antunes adianta ainda que o paciente deve consultar um médico antes de pedir ajuda na farmácia, sobretudo em casos mais específicos.

O papel do farmacêutico é o tema em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes. Para ouvir aqui:

 

Queimaduras no De Boa Saúde desta semana

DrPintaoCarlosFalcato.jpgAs queimaduras são definidas como lesões traumáticas que, para além da pele, podem atingir outros tecidos e que surgem do contacto com agentes externos como o calor, substâncias químicas e eletricidade.

“As queimaduras classificam-se quanto à profundidade em 1.º, 2.º e 3.º grau. Além da profundidade, uma queimadura é tanto mais grave quanto maior for a superfície do corpo afetada”, segundo o médico Pintão Antunes.

Quando a pele está queimada, perde-se o controle da temperatura, dos fluidos orgânicos, da água e da barreira contra a infeção.

As queimaduras são o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde.

Recolha de Sangue no Centro Comunitário de Campo Maior esta quinta-feira

doar_sangue.jpgUma nova recolha de Sangue organizada pelo Hospital de Santa Luzia decorre amanhã, quinta-feira, dia 5, No Centro Comunitário de Campo Maior.

Segundo o enfermeiro Manuel Ferreira, do serviço de sangue do Hospital de Elvas, todas as pessoas são potenciais dadoras de sangue

A recolha de sangue decorre entre as 10 horas e as 13 horas.

O serviço de sangue do Hospital de Elvas funciona de segunda a sexta-feira, entre as nove e as 13 horas, exceto fins-de-semana e feriados.

Saiba como tomar a medicação no De Boa Saúde

DrPintaoCarlosFalcato.jpgOs medicamentos devem ser tomados no horário correto para fazer efeito. Segundo os especialistas de saúde, isso é tão importante quanto consumir a dose correta do medicamento.

Segundo o médico Pintão Antunes, “o horário do medicamento deve ser estabelecido pelo médico, sendo que se houver um atraso de pouco tempo não há problema nenhum”.

Tomar o remédio no horário certo é tão importante como consumi-lo na dose correta. Isso acontece porque alguns tipos de medicamentos são melhores absorvidos pelo corpo em determinados horários.

Na edição desta semana do programa De Boa Saúde saiba como tomar a medicação. Pode ouvir esta rubrica hoje às 19.30 horas.