Património de Campo Maior no projeto educativo do jardim de infância “O Despertar”

MargaridaCorreia_EducadoraODespertarCampo Maior, as suas tradições e o seu património servem, este ano, de temática para o projeto educativo do jardim de infância “O Despertar”, da Santa Casa da Misericórdia.

Como explica a educadora Margarida Correia, responsável por um grupo de 15 crianças com quatro anos, este projeto educativo, denominado “Campo Maior, Terra de Encantos”, tem por objetivo a “valorização do património” da vila e do concelho, “mais concretamente nas tradições relacionadas com as Festas do Povo”.

Margarida Correia assegura que é importante estas crianças interiorizarem, desde cedo, os conceitos inerentes às tradições do concelho, “até porque elas vivem o dia a dia” das mesmas.

ODespertar_Criancas4Anos2019Entre as atividades relacionadas com este projeto educativo, destaque para a participação dos alunos da Universidade Sénior de Campo Maior, com o objetivo de explicar às crianças, entre outros, como surgiram as Festas do Povo, a produção de flores de papel e a decoração da entrada do jardim de infância, formando uma mini rua.

Há seis anos que Margarida é educadora de infância em Campo Maior. Revela gostar muito de trabalhar com as crianças da vila. Muitas das crianças que já passaram para o primeiro ciclo, garante a educadora, ainda a reconhecem e procuram sempre dizer-lhe que sentem saudades dos tempos que passaram pelo “Despertar”.