Erasmus + leva jovens de Campo Maior a viajar pela Europa

Erasmus+Desde o ano passado, a Escola Secundária de Campo Maior abraçou o projeto Erasmus + que, sob o lema “No more walls, just bridges”, tem proporcionado aos alunos campomaiorenses diversos intercâmbios. O último aconteceu este mês, com uma viagem a Paris.

Vanessa Algarvio, professora coordenadora do projeto, explica que, com o mesmo, procura-se aproximar cinco países da União Europeia: Portugal, Itália, França, Bélgica e Roménia. Até ao momento, os alunos de Campo Maior participaram já em três mobilidades. Para além de Paris, em França, estiveram já também em Itália e Roménia.

A tecnologia foi o tema em destaque neste mais recente intercâmbio, sendo que os alunos participaram em vários workshops relacionados com a temática e editaram um programa de webTV.

Durante a estadia em Paris, puderam visitar as Galeries Lafayette, a Torre Eiffel, a Ópera, os Campos Elysées, Sacre Coeur, Museu do Louvre e o Arco do Triunfo. Disfrutaram ainda de uma viagem de Bateaux Mouche pelo Sena, enquanto na Cité des Sciences et de l’industrie efetuaram diversas experiências.

Ao todo, nesta última mobilidade, ao abrigo do projeto Erasmus +, em Partis, participaram sete alunos da Secundária de Campo Maior. Mariana, de 15 anos, por exemplo, garante que esta viagem a Paris foi uma “experiência inesquecível”, até porque nunca antes tinha saído do país. Para António, de 16 anos, esta foi uma oportunidade de única de conhecer outras culturas, assim como de levar a de Portugal além-fronteiras.

Em janeiro de 2020, caberá à escola campomaiorense receber outros alunos oriundos destes quatro países da Europa.