Campo Maior vai ter Centro de Inteligência Competitiva

CentroInteligenciaCompetitivaCampo Maior vai ter um Centro de Inteligência Competitiva. Trata-se de um projeto de gestão de informação e ciência de dados, através do qual se pretende prestar apoio às empresas de produtos do Alentejo, com vista ao seu desenvolvimento, à internacionalização das marcas e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.

O centro virá a ser instalado na Antiga Escola da Cooperativa e resulta de um investimento total de 992 mil euros, financiado a 85%, pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Já o Município de Campo Maior assegura o valor da contrapartida nacional, que ronda os 148 mil euros.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, garante que este é um projeto “muito vanguardista para a região”. “Foi idealizado pelo presidente Ricardo Pinheiro e o que pretende é dotar um espaço novo, no Alentejo, que possa servir de agregador o que pode ser o tráfego de internet, em toda a região”, revela. O autarca adianta ainda que autarquia prepara agora o lançamento do concurso da empreitada.

Com este centro pretende-se, através da análise e gestão de informação e da ciência dos dados, de forma analítica, criar uma vantagem competitiva, transferindo este conhecimento para as empresas, processando-se no desenvolvimento tecnológico dos seus produtos e serviços, adaptando-os a novos padrões de procura e tendências de mercado, seja por exemplo uma nova embalagem, uma utilização diferenciadora do produto ou até uma nova solução de armazenagem.