Centro Educativo Alice Nabeiro acolhe estagiária de Moçambique

CentroEducativoDurante duas semanas, o Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior, acolheu uma estagiária oriunda de Moçambique, que, trouxe daquele país, o sonho de aprender a construir uma escola.

Mónica Chicango, licenciada em ensino de Português, explica que este seu estágio resulta de uma parceria entre a organização a que pertence – Girl Move Academy – com a Delta Cafés. “Durante este tempo aprendi muita coisa e pretendo levar metodologias novas para o meu país”, explica.

Da experiência, em Campo Maior, Mónica destaca a forma como é feita a inclusão das “crianças especiais”. “Não há separação e eu acho que isso é incrível”, assegura. Para além disso, Mónica destaca a “sorte” que teve em trabalhar com a “equipa maravilhosa” do Centro Educativo.

Antes de deixar a vila, Mónica teve direito a um jantar de despedida, algo que a deixou muito feliz. Amor, paz, carinho, harmonia e tranquilidade, revela, são alguns dos valores que leva de Campo Maior para Moçambique.

Já Carlos Pepê, diretor pedagógico do estabelecimento de ensino, não tem dúvidas que Mónica vai conseguir criar a sua própria escola, tendo em conta o que aprendeu em Campo Maior. Considera ainda que a jovem estagiária foi “muito inspiradora” para toda a comunidade escolar.

Mónica pertence à organização Girl Move Academy, um projeto que pretende inverter o ciclo de pobreza entre as mulheres moçambicanas.