Festival de Balões de ar quente regressa ao Alentejo já em novembro

festival baloes ar quenteO Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ) volta pelo 23º ano consecutivo ao Alentejo, onde reúne participantes oriundos de diversos países europeus. A edição deste ano do festival tem lugar de 11 a 17 de Novembro.

Fronteira recebe o festival no dia 11; Monforte, no dia 12; Campo Maior, no dia 13; Avis (Fundação Abreu Callado – Benavila), no dia 14; Fronteira e Monforte novamente no dia 15; e Ponte de Sor, nos dias 16 e 17.
Nesta edição, o evento conta com a participação de 40 equipas de vários países, de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Argentina.

O 23º Festival Internacional Balões de Ar Quente promete colorir os céus alentejanos, onde a população também está convidada a viver a inesquecível experiência de voar.

Em comunicado, Maria Inês Soares da organização refere que “ este é um festival que promete levar ao céu todos aqueles que se atreverem a sonhar e a voar num Balão de Ar Quente”, e acrescenta que “a nossa preocupação social e ambiental está, uma vez mais presente no FIBAQ pelo que os voos a realizar estarão associados a campanhas solidárias que revertem na totalidade para os Bombeiros Voluntários dos Concelhos aderentes.”

Para realizar um dos 12 voos livres no âmbito do festival, os interessados devem adquirir uma pulseira solidária.

Nesta edição, a organização proporciona gratuitamente um Night Glow, em Ponte de Sor, no dia 16, às 19 horas. Trata-se de um espetáculo noturno, no qual os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto, os mesmos ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas, de forma intercalada pelos queimadores criam um espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música.

Este espetáculo Noturno está, este ano, também associado aos 101 anos da aviação na Ponte de Sor pelo que, se espera ser dado mais um passo nos eventos aeronáuticos em Portugal. A entrada é livre, e não necessita de aquisição de nenhuma pulseira.

A organização irá proporcionar a todos os interessados a experiência de voar num voo cativo – voo preso apenas com subidas e descidas – todos os dias durante o evento sempre que as condições meteorológicas assim o permitam. O horário destes voos é às 10.30 horas, no entanto os voos sejam livres e/ou cativos, podem ser cancelados devido a condições meteorológicas adversas.

A novidade este ano é a presença da Campers On Way, empresa de caravanas portuguesa que acompanha este roteiro no Alentejo e o leva num hotel sobre rodas à descoberta de tudo o que de melhor esta região tem para oferecer.

A organização do festival cabe, como sempre, à Publibalão e é co-organizado pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, fundado em Novembro de 2012, sendo a primeira e única escola do país para pilotos de balões de ar quente, sediada em Fronteira, no Alto Alentejo. Em comunicado, Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio -gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 23 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objectivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.

O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997. É anualmente organizado pela Publibalão (e co-organizado, pelo quinto ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo e, após 22 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa. Este evento pretende promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade.