Período crítico de incêndios decorre até ao final desta quinta-feira

incendiosCom as condições meteorológicas que se fazem sentir para esta altura do ano, ou seja tempo quente e seco, com temperaturas a atingirem os 30º C, em algumas zonas do país, o período crítico de incêndios foi prolongado até ao final do dia de hoje, quinta-feira, dia 10.

No entanto, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Miguel carvalho, considera que “este período crítico pode vir a ser prolongado novamente, uma vez que não está prevista precipitação e as temperaturas vão continuar quentes, algo anormal para esta altura do ano. A humidade que existe durante a noite, a facilmente se dissipa durante, ou seja, os indicadores quanto à previsão de chuva são reduzidos”.

Miguel Carvalho deixa alguns conselhos aos campomaiorenses no sentido de evitar incêndios nesta altura, tais como ter atenção ao uso do fogo e estar informados de quando podem ou não utilizar o fogo, podendo consultar esta informação nos Gabinetes Técnico florestais do município de Campo Maior. O Comandante acrescenta que “todas as autoridades estão despertas para este assunto e não vale a pena correr riscos devendo, porque todo o cuidado é pouco e algumas situações de incêndio podem complicar-se”.

Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas considera que “a falta de chuva, o tempo seco e a falta de humidade propiciam mais facilmente os incêndios”, principalmente o combustível fino, ou seja as searas, onde basta uma pequena ignição para iniciar um incêndio”. Também “o vento começa a rondar os 20 km/h o que pode alastrar as chamas, tornando o incêndio mais difícil de controlar”

O período crítico de incêndios que decorre até ao final desta quinta-feira, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.