Regresso dos Pendões encerra Feira de São Mateus

DSC_4661A componente religiosa é uma das mais importantes da Feira de São Mateus e das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, que chegam hoje ao fim, com a tradicional Procissão de regresso dos Pendões.

O santuário, no Parque da Piedade, tem acolhido, durante todos os dias de certame, várias cerimónias e eucaristias. Por estes dias, os visitantes não deixaram também de passar pelo museu dos ex-votos. António Granado, membro da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, lembra que, com o tempo, os ex-votos se têm vindo a degradar, pelo que se procura, agora, arranjar um novo espaço para os mesmos. São milhares os quadros que se encontram no museu dos ex-votos. Segundo António Granado, “todos têm o mesmo significado”.

Os fiéis, junto ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, no decorrer das festas, fizeram também as suas promessas, muitas vezes, colocando velas a arder. João Lúcio, voluntário da Confraria, explica que, após a procissão dos pendões, foi difícil ajudar todos aqueles que o quiseram fazer.

Hoje, para além da procissão de regresso dos Pendões, acompanhada pela Banda 14 de Janeiro, e com início marcado para as 17h30, decorre um Solene Te Deum, com a participação do Coral do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, meia hora antes.