Fortaleza de Juromenha recuperada através do Alentejo 2020

FortalezaJuromenhaA candidatura do Município de Alandroal para a recuperação da Fortaleza de Juromenha foi aprovada pela Comissão Diretiva do Alentejo 2020, num investimento total de 3,5 milhões de euros de financiamento comunitário.

A Câmara de Alandroal irá realizar ainda um investimento de cerca de 1,2 milhões de fundos próprios destinados a restaurar as muralhas abaluartadas, estando inserido num projeto de recuperação mais amplo que inclui a recuperação do interior da fortaleza no âmbito do programa Revive.

De acordo com o site do Revive, a fortaleza, com planta de modelo poligonal, é constituída por duas cinturas de muralhas, uma interna, onde se situa a torre de menagem, e outra externa, sendo esta de tipo abaluartado, com planta estrelada. No espaço interior da fortaleza foram edificadas as igrejas da Misericórdia e a matriz, e também os antigos Paços do Concelho e respetiva cadeia, e ainda uma cisterna de planta retangular que abastecia a população.

Atualmente, no interior do recinto muralhado existem as ruínas das duas igrejas, da cadeia e dos antigos Paços do Concelho. Em termos paisagísticos, a antiga fortaleza possui uma localização privilegiada, no que respeita ao domínio visual dos territórios português e espanhol.