Bastinhas homenageado com duas corridas no São Mateus

DSC_0038Joaquim Bastinhas é homenageado com uma Feira Taurina, nos dias 21 e 27 de setembro, no Coliseu de Elvas, no decorrer de mais uma edição da Feira de São Mateus. Para além disso, avançou o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, numa conferência de imprensa, esta manhã, a propósito da apresentação dos cartéis das corridas, que será implementada uma estátua de Bastinhas nas imediações do coliseu.

Se na primeira corrida, a 21 de setembro, Marcos Bastinhas lida sozinho seis touros, na segunda, o cavaleiro junta-se a João Moura, Paulo Caetano, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol e Diego Ventura. Para além destas duas corridas, Joaquim Bastinhas será ainda homenageado com uma exposição, na entrada do Coliseu.

“Por todos os motivos e mais algum, queríamos fazer o que nunca tinha sido feito e apostámos forte”, assegura Marcos Bastinhas. O cavaleiro espera que a população se reúna para demonstrar “o carinho e amor” que sentia pelo seu pai. Correr sozinho é um desejo antigo de Marcos Bastinhas, pelo que espera “estar à altura e corresponder a todas as expectativas”.

DSC_0024Marcos Bastinhas lembra ainda que o cartel de 27 de setembro “nunca se viu” antes e que, certamente, nunca se repetirá. Por isso mesmo, o cavaleiro não tem dúvidas que a praça de Elvas irá estar lotada.

Já Nuno Mocinha garante ser uma grande satisfação, para a Câmara de Elvas, poder “deixar a sua marca e o seu sentimento” nesta Feira Taurina, reconhecendo “aquilo que o Joaquim Bastinhas foi e é para este município ”. O presidente da câmara explica ainda que o executivo tem vindo a trabalhar com a família de Joaquim Bastinhas, sendo que chegaram à conclusão que a instalação de uma estátua do cavaleiro elvense seria a melhor forma de o homenagear, eternizando a sua imagem, na entrada da cidade.

DSC_0046Na corrida de 21 de setembro, Marcos Bastinhas lida seis touros de seis ganadarias: Veiga Teixeira, Murteira Grave, Varela Crujo, Passanha, Rodolfo A. Proença e Romão Tenório. Pegam os Forcados Amadores Académicos de Elvas.

Quanto à corrida de 27 de setembro, João Moura, Paulo Caetano, António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Diego Ventura e Marcos Bastinhas lidam sete touros da ganadaria Varela Crujo. Pegam os Forcados Amadores Académicos de Elvas e os Forcados Amadores de Évora. As receitas angariadas com esta corrida revertem a favor do Centro de Acolhimento “Os Cucos”.