Elvas vai ter mais quatro igrejas abertas para visitas turísticas

DSC_4436As Igrejas de São Domingos, Salvador, Domínicas e da Ordem Terceira de São Francisco estão abertas ao público para visitas turísticas.

A abertura deve-se à assinatura de um protocolo que regula o funcionamento destes espaços religiosos, e que foi assinado entre o Município de Elvas, a Fábrica Paroquial do Salvador e a Fraternidade Leiga de São Francisco.

“A Câmara Municipal de Elvas vai disponibilizar um pagamento mensal, de 300 euros, às entidades responsáveis pelos espaços para que elas possam ter alguém responsável pela abertura e funcionamento dos mesmos”, segundo Nuno Mocinha, presidente da câmara.

Nuno Mocinha garante que “há mais igrejas a preocupar a autarquia como é o caso da Sé de Elvas mas não é possível chegar a todas uma vez que a responsabilidade é da Direção Regional de Cultura”.

O padre Gerónimo Fernandes, da Fábrica Paroquial do Salvador, garante que “a igreja não consegue pagar a alguém para olhar para quem entra e sai”.

Para Alberto Lebre, da Fraternidade Leiga de São Francisco, “o esforço da câmara é uma mais-valia”.

Assim sendo, com a entrada em vigor deste protocolo, podem ser visitadas, de terça-feira a domingo, das 10 às 13 e das 15 às 18 horas, a Igreja de São Domingos, Salvador, Domínicas e da Ordem Terceira de São Domingos.