Barbacena comemora 500 anos do Foral Manuelino

DSC_2598O projeto das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino a Barbacena foi, recentemente, apresentado à população.

Diana Silva, membro da comissão organizadora, explica que um grupo de pessoas da freguesia decidiu avançar com o projeto, no sentido de assinalar a data, que se concretiza na realização um evento, que remonta àquela época, a decorrer de 4 a 6 de outubro.

Para levar a cabo estas comemorações, a comissão organizadora, para além das inscrições que abriu para comerciantes e animadores, quer contar com a colaboração da população.“O objetivo é envolver a população toda e reunir na zona do castelo e dar algum destaque à Praça do Pelourinho”, adianta Diana Silva.

Diana Silva explica ainda que o evento não pretende ser uma tradicional feira medieval, tendo em conta que o objetivo passa, entre outros, por recordar algumas tradições antigas do Alentejo. Adianta que têm recebido “muitas inscrições para comerciantes e místicos”, sendo que, para estes últimos, já atingiram aquilo que consideram ser o limite. Para os comerciantes interessados, as inscrições continuam abertas até 9 de setembro.