Crianças de Elvas “À Descoberta do Forte” de Santa Luzia

ForteSantaLuziaCriancas2“À Descoberta do Forte”: assim se chama o conjunto de atividades que o município de Elvas preparou, este verão, para as crianças do concelho.

As atividades, a decorrer até 9 de agosto, tanto no Forte da Graça, como no de Santa Luzia, leva os mais novos numa viagem por dois dos monumentos militares mais importantes da cidade.

Estivemos no Forte de Santa Luzia, à conversa com Céline dos Santos, dos serviços educativos, que explica que, às crianças, nestas atividades, procura “dar-se a conhecer a história, mas sempre de uma forma dinâmica”, de modo a que a visita pelos espaços “não seja maçadora”.

A iniciativa, tal como explica Céline dos Santos, acontece nesta época de verão. As atividades, que decorrem desde o dia 2 de julho, são destinadas a crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. Contudo, será, entretanto, criado um outro projeto, destinado ao próximo ano letivo, nessa caso, já a englobar outros ciclos de ensino.

ForteSantaLuziaCriancas

Quanto aos locais preferidos dos mais novos, no que ao Forte de Santa Luzia diz respeito, Céline destaca as contraminas, tendo em conta o “mistério e a descoberta dos canhões e das armas”.

As inscrições para estas atividades podem ser feitas para o email forte.graca@cm-elvas.pt ou telefone 268 625 228, no caso do Forte da Graça; ou para o email forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou telefone 268 628 357 para o Forte de Santa Luzia.