Festival de Flamenco e Fado de Badajoz funde Portugal e Espanha

FestivalFlamencoFadoBadajoz23MaioO Festival de Flamenco e Fado de Badajoz realiza-se este ano entre os dias 1 e 6 de julho no terraço de verão do teatro López de Ayala e no Auditório Municipal Ricardo Carapeto de Badajoz.

O espetáculo conta com a participação especial da Orquestra da Extremadura e artistas como Dulce Pontes, o fadista Marco Rodrigues e o jovem guitarrista português Gaspar Varela. Em palco também vão estar a bailarina Fuensanta Blanco, o cantor José Mercé, a cantora Celia Romero, o guitarrista flamenco Tomatito, entre outros.

A programação do festival começa no terraço de verão do teatro López de Ayala no dia 1 de julho com a projeção do documentário “Camarón, Flamenco y revolución” que aborda a vida do famoso cantor flamenco Camarón de la Isla.

Também no espaço do terraço decorre a estreia do espetáculo de ballet flamenco protagonizado e preparado pelos dois jovens da Extremadura Fuensanta Blanco e Andrés Malpica que apresentam “Con acento extremeño” no dia 2.

Para dia 3 de julho conta-se com a presença de um grupo revelação de Portugal intitulado Fado Violado, formado pelos músicos Ana Pinhal e Francisco Almeida. A banda escolheu o nome como um jogo simpático de palavras relacionado com o facto de terem escolhido a guitarra espanhola no lugar da guitarra portuguesa como instrumento principal. O grupo apresenta o espetáculo “A Jangada de Pedra” que se trata de uma mistura de fado e flamenco que funde ambas as tradições musicais de forma artística e cultural.

Para os dias 4, 5 e 6 de julho, os concertos mudam-se para o Auditório Ricardo Carapeto e a cantora Celia Romero estreia junto com o pianista Andrés Barrios o espetáculo “Músicas de cruce” a 4 de julho. Também se conta em palco com o fadista português Marco Rodrigues que apresenta o seu trabalho “Copo Meio Cheio”.

O dia 5 é da responsabilidade de Dulce Pontes que apresenta um concerto sinfónico especialmente concebido para o festival e que celebra os 30 anos de carreira e de êxitos da artista. A ocasião também serve para apresentar algumas músicas do mais recente trabalho discográfico da cantora, “Peregrinação”, onde se conta com voz, piano e percussões, com apoio da Orquestra da Extremadura.

O festival é encerrado no dia 6 com as atuações do guitarrista Gaspar Varela, bisneto de Celeste Rodrigues, que apresenta o disco “Gaspar”. Nessa mesma noite o cantor José Mercé e o guitarrista flamenco Tomatito apresentam “De verdad” para darem por encerrada a iniciativa.

O Festival de Flamenco e Fado de Badajoz conta com o apoio incondicional do Governo Regional da Extremadura espanhola e com a colaboração da Câmara Municipal de Badajoz.