Candidaturas para o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas estão a decorrer

Estão a decorrer as candidaturas para o Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. A iniciativa consiste na proposta e execução de atividades no âmbito da preservação do ambiente por parte de jovens e entidades.

O diretor regional do IPDJ do Alentejo, Miguel Rasquinho, considera que o programa reflete a preocupação do IPDJ com o ambiente.

O Programa visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras.

Podem candidatar-se ao programa Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; Organizações de Produtores Florestais; Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia e outras entidades que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa.

Os projetos têm uma duração mínima de 15 dias e os jovens voluntários têm que ter entre 18 e 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas;