Apoios sociais no “Cuidar da Demência”

Rosalia GuerraOs apoios sociais dirigidos a cuidadores e pessoas com demência ou algum tipo de dependência são centrais naquilo que é o auxílio às famílias, na tarefa de cuidar. Contudo, existem ainda muitas dúvidas relativamente à forma de solicitar para solicitar estes apoios.

Um dos apoios sociais existentes diz respeito ao descanso do cuidador, como explica Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior, de Campo Maior, na edição desta semana do programa “Cuidar na Demência”. “Para solicitar este apoio, o cuidador deve dirigir-se ao centro de saúde e falar com o médico de família. A partir daí, dá-se início ao processo de sinalização para esta figura do descanso do cuidador na rede de cuidados continuados”, adianta.

Rosália Guerra explica ainda que alguns destes apoios sociais destinados a pessoas com demência estão entregues às IPSS, como é o caso de serviços de apoio domiciliário, os centros de dia e as unidades residenciais. Existem ainda apoios mais específicos para pessoas com demência, como o regime especial de pensão na invalidez.

Os apoios sociais dirigidos a cuidadores e pessoas com demência ou algum tipo de dependência são tema da edição desta semana do programa “Cuidar na Demência”, com Rosália Guerra, do Gabinete Alzheimer Maior, de Campo Maior.