Jornadas de Cuidados Respiratórios arrancam em Campo Maior

A 2ª edição das Jornadas Respiratórios do Norte Alentejano teve hoje o seu arranque oficial com a sessão de abertura no Centro Cultural de Campo Maior.

Sónia Batista é enfermeira no Hospital de Portalegre da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e faz parte da organização. A enfermeira explica que o tema dos cuidados respiratórios foi uma escolha natural por ser uma área abrangente e indica que pensam manter nas próximas edições.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, participou na sessão de abertura e indica que a sua contribuição envolve a gestão pública e coordena-se com a área médica.

Os cuidados respiratórios são um assunto que cada vez está mais presente. O presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo,  considera que o assunto deve estar em cima da mesa e o acompanhamento dos profissionais é fundamental.

As jornadas contam com a presença de muitos profissionais e o pneumologista Raúl Amaral Marques tomou parte na sessão de abertura. O profissional indica que há impactos psicológicos e psiquiátricos das complicações respiratórias.

O comendador Rui Nabeiro assistiu às jornadas e considerou que os enfermeiros devem ser valorizados.

As Jornadas dos Cuidados Respiratórios decorrem até amanhã no Centro Cultural de Campo Maior e a organização tem mais de 250 inscritos.