A empresa Sereno & Fonseca em Elvas apresentou a Ameixa d’ Elvas como candidata às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, na categoria de doces de fruta e mel.
A empresa tem como objetivo principal a transformação da ameixa rainha cláudia, provenientes de ameixeiras localizadas em Elvas com características únicas e com a qualidade adequada à confitagem.
A candidatura surge com a proposta por parte do Programa, e José Carlos Fonseca, da empresa Sereno & Fonseca refere que “decidiram apresentar a candidatura pelo facto da Ameixa d’ Elvas ser um produto que tem uma história valiosa e cultural para a cidade e para a região.”
Sendo Elvas património mundial pela UNESCO, “a Ameixa D’ Elvas vem acrescentar valor cultural à cidade, e deve ser promovida”, segundo José Carlos Fonseca.
“Não existe certificação para a Ameixa D’ Elvas e a Sereno e Fonseca não produz a ameixa certificada, no entanto José Carlos Fonseca explica que querem certificar as suas ameixas mas segundo os critérios daquilo que é a tradição da Ameixa de Elvas
José Carlos Fonseca refere que “este é um produto com características únicas, e a sua empresa fará o seu melhor neste concurso para dar mais nome à cidade”.
A gala final do concurso “As sete maravilhas doces de Portugal” realiza-se a sete de setembro em direto na RTP1.