Marcelo Rebelo de Sousa visita 36ª Ovibeja

OvibejaO Presidente da República vai estar na 36ª edição da Ovibeja. Na edição deste ano vai ser abordada a problemática das alterações climáticas, com especial destaque para os setores que estão representados nesta feira, como o setor agrícola e pecuário.

O investigador português de renome internacional Filipe Duarte Santos vai contextualizar o tema dos efeitos das alterações climáticas na produção animal, produção florestal, olival e vinho, pastagens, hortícolas, durante os dias 26 e 27 de abril.

Além de seminários, colóquios, workshops, estão também a ser preparadas ações de sensibilização e uma exposição interativa que, entre outras vertentes de apresentação do tema, apresenta uma linha cronológica desde há milhares de anos e que, desde as últimas décadas, revela uma subida exponencial das temperaturas registadas.

A perspetiva pedagógica junto dos mais novos é outra abordagem da 36ª Ovibeja sendo ainda promovidas conversas e reflexões junto das famílias, pais e filhos, de modo a que esta questão seja o mais partilhada possível.

A feira é também ponto de encontro de amigos e famílias que aproveitam as inúmeras iniciativas culturais e de animação para momentos de festa e de partilha. A juntar ao cartaz de concertos com nomes maiores da música, a Ovibeja volta a organizar o Comboio do Cante, e dinamiza com um conceito renovado, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, ligando tradição e inovação. Um pavilhão dedicado à pecuária com mais de 300 animais, o Campo da Feira e os restantes pavilhões reúnem alguns dos melhores exemplos de produtos e serviços, incluindo demonstrações.

A Ovibeja, que se realiza até 28 de Abril, é organizada pela ACOS – Associação de agricultores do Sul.