Sericais e Ameixa de Elvas candidatas às 7 maravilhas doces de Portugal

7MaravilhasDoces18Mar2019Nas 907 candidaturas apresentadas às 7 Maravilhas doces de Portugal, a nível nacional, o painel de especialistas votou e foram apurados 420 doces candidatos. Esta lista ficará reduzida a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público. O painel de especialistas é composto por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas.

Elvas candidata-se às “7 maravilhas Doces de Portugal” com a sericaia, na categoria de doce de colher e doce à fatia e a ameixa de Elvas, na categoria de doces de fruta e mel. Arronches tem como doces candidatos o Bolo de Azeite, na categoria de Biscoitos e bolos secos; o Nógado, na categoria de doces festivos, e o Queijinho de Arronches, na categoria de doces de inovação.

Montemor-o-Novo apresenta como doces candidatos as Bolachas de Bolota-Moinho da Vila, na categoria de doces de inovação; as filhós de Cabrela, na categoria de doces festivos. Em Viana do Alentejo são apresentados o doce Conde de Alcáçovas e o bolo conde de Alcáçovas, na categoria de doces de território, Fidalgo, na categoria de doce de colher e doce à fatia; o Folar tradicional, e a Lampreia de Ovos, na categoria de Doces festivos.

Já Vila Viçosa apresentou a Sericá como doce de colher e doce à fatia.

Na segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais, que vão ser são revelados no dia 7 de maio, num programa de televisão que será transmitido em direto pela RTP1.