O Comando Territorial de Portalegre realizou um conjunto de operações, na semana de 1 a 7 de abril, no distrito de Portalegre. As operações tiveram como objetivo a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Foram registadas 11 detenções em flagrante delito, destacando-se cinco por condução sob o efeito de álcool, três por condução sem habilitação legal e depois por tráfico de estupefacientes.
A nível de fiscalização geral ficaram registados 18 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.
Relativamente à fiscalização do trânsito foram detetadas 129 infrações, sendo que se destacam 32 por excesso de velocidade, nove por uso de telemóvel durante a condução, seis por falta de inspeção periódica obrigatória, seis por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e sei por falta de seguro de responsabilidade civil. No campo da sinistralidade rodoviária registaram-se 22 acidentes e destacam-se três feridos leves.
No período em causa o Comando Territorial de Portalegre realizou ações de sensibilização, entre as quais 28 no âmbito do programa “Escola Segura” em que foram sensibilizadas 1050 pessoas, entre crianças, pais e educadores), 27 no decurso do programa “Idosos em Segurança” tendo sido sensibilizados 189 idosos, e, finalmente, 18 inseridas no programa “Comércio Seguro”, com o qual foram sensibilizados 94 comerciantes.