Primeira ecopista do Alto Alentejo vai nascer em Fronteira

LinhaFerroviaria.jpgO canal ferroviário que fazia a ligação entre o Alto Alentejo através de Estremoz e Portalegre, encontrava-se desativada desde o inicio dos anos 90, e em função da degradação sucessiva tornou-se num problema de natureza ambiental, devido as situações em que se encontrava.

“A Câmara Municipal de Fronteira realizou um protocolo com as infraestruturas de Portugal de forma a remover todo o material ferroso e apresentou uma candidatura para transformar e requalificar o canal ferroviário, que liga Fronteira a Cabeço de Vide, numa ecopista de 14 Km”, como explicou o presidente da autarquia, Rogério Silva.

Na zona da ecopista existem também alojamentos de curta duração para os visitantes, nas estações que sofreram a requalificação, o que segundo Rogério Silva “é um investimento para o futuro”.

Todo o canal ferroviário está desmantelado, a parte que liga Fronteira a Cabeço de Vida já está a ser concretizada e existe um protocolo com o município de Sousel, para fazer a ligação a Estremoz. Para o autarca de Fronteira, Rogério Silva, “este é um projeto diferenciador na região do Alentejo a nível turístico”.

A Câmara Municipal de Fronteira pretende inaugurar a ecopista no final do mês março. Um investimento de cerca de 246 mil euros, comparticipados em 85% pelo programa Portugal 2020-Alentejo2020.