A Escola Secundária de Campo Maior ficou classificada em 8º lugar nacional no Ranking dos Percursos Alternativos de Sucesso nos alunos até ao 9º ano, e foi a melhor classificada do distrito no que toca ao ranking das Escolas Secundárias.
José Emílio Pernas, diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, refere que um dos segredos deste sucesso está no acompanhamento e no reforço do apoio desde o primeiro ciclo e também nas turmas organizadas por grupos de nível a partir do 7º ano.
A professora de Português Célia Pingo destaca o trabalho colaborativo da escola com os alunos.
Já Cidália Loreta, docente da mesma disciplina, considera que a estabilidade do corpo docente e o trabalho realizado desde o 7º ano para os exames nacionais também são fatores-chave para os bons resultados.
João Goleio, professor de Física e Química, refere que a vida académica é uma parte essencial na vida dos alunos.
A nossa reportagem falou com alguns alunos da Escola Secundária de Campo Maior, que afirmam que se sentem motivados a continuar a alcançar bons resultados.
Este é o 5º ano consecutivo em que a Escola Secundária de Campo Maior está acima da média nacional.
Por outro lado, a Escola Secundária D. Sancho II de Elvas baixou a sua média, de 9.73 para 9.45 descendo no Ranking de 429º em 2017 para 481º em 2018.
No entanto, para Fátima Pinto, diretora do estabelecimento de ensino, não se pode ter mais alunos com a escolaridade mínima obrigatória e médias muito elevadas.
Fátima Pinto garante que é necessário conhecer a realidade da cidade e perceber os objetivos em relação aos jovens.