Safe Communities, GNR, PSP e INEM criam cartão de emergência

cartao-emergenciaA Associação Safe Communities Portugal, em colaboração com a GNR, a PSP e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), lançou um novo cartão de emergência, sobretudo para emigrantes ou turistas.

Dina Filipe, da Safe Communities, refere que “este cartão visa informar os socorristas sobre alergias ou problemas de saúde que as vitimas possam ter”.

Este cartão está, para já, “disponível em português e inglês prevendo-se a criação em francês e alemão”.

Segundo o intendente Joaquim Simão, comandante distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portalegre, “a força de segurança colabora com a Safe Communities na divulgação deste cartão”.

Para o Major Pedro Ramos, da Guarda Nacional Republicana (GNR), “esta é uma iniciativa de salutar pois vem dar resposta às necessidades das pessoas em caso de emergência”.

O novo cartão “não substitui um documento de identificação oficial, mas pretende funcionar como uma fonte de informação adicional que contém dados específicos como medicação, alergias, doenças atuais ou até informação sobre as autoridades dos países de origem dos cidadãos, para situações em que se revele necessário estabelecer um contacto direto”, explica a página do Serviço Nacional de Saúde.