O presidente da Eurocidade EUROBEC, o Alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso e os vice-presidentes da EUROBEC, os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas e de Campo Maior, apresentaram a Eurocidade EUROBEC, como destino turístico, esta quarta-feira, dia 24, na edição 2019 da FITUR (IFEMA).
Neste território transfronteiriço foi sendo construída, ao longo da história, uma cultura que mistura a riqueza de Espanha e Portugal, apresentando uma enorme diversidade de festividades, gastronomia, património e atividades culturais.
Para o presidente da Câmara Municipal de Elvas e vice-presidente da EUROBEC, Nuno Mocinha “a Eurocidade é um destino turístico diversificado, onde podemos fazer turismo urbano e rural, visitar o património e desfrutar da natureza, participar nas festas tradicionais e apreciar a serenidade da paisagem do alto das fortificações”.
As fortificações da Eurocidade EUROBEC têm um perímetro acumulado de 20 km. A sua importância é demonstrada pela classificação da “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações” como Património Mundial (UNESCO), com as suas diversas muralhas, baluartes, fortins e fortes, ao qual se somam as muralhas de Badajoz, a sua enorme Alcazaba ou as recém-restauradas muralhas e fortificações de Campo Maior.
O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e vice-presidente da EUROBEC, Ricardo Pinheiro, refere que “a EUROBEC é um destino inovador que combina tradição e modernidade e apresenta o comércio de café como exemplo de um produto amplamente comercializado na fronteira que atualmente dá o mote, na EUROBEC, a um moderno museu e a diversas atividades turísticas ligadas ao mundo do café. ”
Explorar a gastronomia na EUROBEC é sinónimo de um passeio pelos mais afamados sabores de Espanha e Portugal, pontuado por sabores trazidos de todo o mundo na sequência dos descobrimentos protagonizados por ambos os países, e que tem os seus maiores expoentes nos produtos originários do montado, como o porco ibérico e o presunto, a carne de retinto e a carne alentejana, o peixe mais fresco da costa alentejana, os vinhos, as incríveis sobremesas portuguesas ou o melhor café da Europa.
Não obstante, como afirma o Alcaide de Badajoz e presidente da EUROBEC, Francisco Fragoso, “o património mais importante da EUROBEC são as pessoas, que a tornam um destino único 365 dias por ano, com datas em que uma explosão de alegria e cor inundam as ruas, como as Festas do Povo, o São Mateus ou o Carnaval, mas também uma oferta permanente de 14 museus, salas de espetáculos, teatros e auditórios com a melhor programação. Os visitantes encontram sempre algo novo na EUROBEC”.
Para facilitar este encontro, a EUROBEC tem também a maior oferta hoteleira do território, com mais de 50 alojamentos que oferecem mais de 3.000 camas em todas as categorias de hotéis, apartamentos, turismo rural e parques de campismo.
A EUROBEC é um destino turístico que permite desfrutar de diversos recursos naturais, e é na riqueza e diversidade deste património que assenta o nosso destino turístico. Localizar um destino num quadro tão complexo e completo como o da importante oferta turística da Extremadura e do Alentejo exige um esforço especial, para complementar e expandir a oferta regional.
Para divulgar esta visão da Eurocidade EUROBEC como um destino turístico está a ser desenhado um plano promocional, no âmbito do qual se irão desenvolver atividades conjuntas de promoção turística na EUROBEC.
As ações desenvolvidas na EUROBEC, “Construindo a Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior” são co-financiados pela União Europeia com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
[/shc_shortcode]