Feriado municipal em Elvas assinalado com vários eventos

14janeiro2019Hoje é feriado municipal em Elvas e vai ser assinalado com vários eventos. o programa começa às 09:30, com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Às 10.00, tem lugar a romagem ao Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de homenagem aos Mortos, seguindo-se a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

As cerimónias militares e militarizadas começam às 11 horas, e uma hora depois, inicia-se o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

Às 18 horas, vai realizar-se um Te Deum de Ação de Graças, na Igreja da Sé, presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho e com atuação do Coro Beato Aleixo Delgado.

O Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-teatro Municipal, às 21:30, encerra as comemorações deste dia.

Hoje, a Banda 14 de Janeiro celebra mais um aniversário.

As comemorações começam às 09:30 com o içar da bandeira nos Paços da Bandeira, seguindo-se uma arruada e uma missa, como conta Vicente Grenho, presidente da Banda.

As comemorações da Banda 14 de Janeiro terminam com o lanche ajantarado na sede da banda, festejando os 64 anos da banda elvense.

O Centro Artístico Elvense também celebra hoje 141 anos de existência. Por isso mesmo a sociedade vai organizar um festejo durante o dia. Às 9h30m é o içar da bandeira e durante o dia vai haver música no salão para quem quiser ouvir e dançar.

Pelas 15 horas é a receção aos convidados. Vai haver espaço ainda para uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Elvas.

A Medalha do Concelho de Elvas é atribuída ao Exército Português, pela Câmara Municipal de Elvas a atribuição foi aprovada na reunião realizada dia 20 de dezembro.

O papel que o Exército tem tido para a cidade ao longo dos séculos, em especial em termos de património edificado, no qual assentou a classificação de Património Mundial conferida a Elvas, em 2012, foi a base da distinção aprovada pela autarquia.

A medalha vai ser entregue hoje, na cerimónia de comemoração dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas.