II Jornadas Desenvolvimento Rural do Norte Alentejano

JornadasDesenvolvimentoRural8novA Agricert, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Elvas, Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana e a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, organizam nos dias 8 e 9 de novembro, as segundas Jornadas para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejano.

As jornadas realizam-se na Escola Superior Agrária de Elvas e têm como tema “Olival, amendoal e romanzal– novos desafios”. Estas jornadas contarão com profissionais do setor e com uma plateia composta na sua maioria por técnicos e empresários agrícolas.

Amanhã, dia 8 de novembro, a sessão de abertura das jornadas conta o presidente da Câmara Municipal de Elvas e a Comissão organizadora. Seguem-se dois painéis de discussão onde são abordados temas como a Certificação Global G.A.P. em culturas permanentes; uma abordagem agronómica sobre o amendoal intensivo ou super-intensivo; a perspetiva de quem inova quando produz; sustentabilidade económica do olival, amendoal e romanzal; apoios ao investimento no setor das culturas permanentes; a comercialização de azeite, amêndoa e romã; e os desafios presentes e perspetivas futuras de mercado.

No dia 9 de novembro, sexta-feira, o painel de discussão conta com temas de debate relacionados com os sistemas produtivos do olival, amendoal e romanzal– técnica de agricultura de precisão; a água como fator limitante ou como fator impulsionador; e ainda o impacto nas culturas do olival, amendoal e romanzal.

As jornadas encerram com um representante do Ministério da Agricultura.