Cooperação logística transfronteiriça debatida em Elvas com a ministra do Mar

DSC_0040O Memorando de Entendimento em Matéria de Logística Transfronteiriça assim como o Protocolo de Colaboração entre as entidades dinamizadoras do projeto Janela Única Logística foram assinados ao início desta tarde na Câmara Municipal de Elvas.

O primeiro prevê dotar as plataformas logísticas de tecnologia de ponta para facilitar os procedimentos relacionados com a circulação de mercadorias nos portos do Sul de Portugal, Espanha e o resto da Europa. O segundo documento prevê o desenvolvimento do projeto “Janela Única Logística” que já está em curso e a que a cidade de Elvas também se vai associar

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino salientou que o objetivo deste momento é sobretudo, através de tecnologia mais moderna, aproximar Portugal e Espanha do restante território Europeu.

 O Presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara reforçou a ideia que o futuro tem que ser na base da cooperação Portuguesa e espanhola para aumentar as possibilidades de desenvolvimento económico das duas regiões.

Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, referiu que as plataformas, com a tecnologia mais avançada, vão permitir acompanhar em detalhe todo o processo de transporte das mercadorias.

O Alcayde de Badajoz, Francisco Fragoso, considerou este um dia histórico, referindo a importância da existência deste ponto de conexão entre os portos portugueses e a cidade de Madrid.

 Os Acordos de cooperação logística transfronteiriça  foram esta tarde assinados  no  salão nobre da Câmara Municipal de Elvas.