Dia Histórico em Elvas com a assinatura do auto que marca o arranque da construção do troço ferroviário Elvas – Caia (c/áudio)

Foi hoje assinado em Elvas o auto de Consignação da empreitada de Modernização do troço Elvas – Caia, que contou com a presença do chefe do Governo espanhol Mariano Rajoy, do Primeiro Ministro de Portugal, António Costa e da Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc.

A comissária Europeia dos transportes Violeta Bulc salientou que Elvas , no passado, teve o papel de proteger Portugal de Espanha, mas nos dias de hoje tem o papel da  dimensão europeia.

Mariano Rajoy, Presidente do Governo Espanhol, salientou a importância de Elvas nas estreitas relações entre Espanha e Portugal.

O Primeiro-ministro português António Costa, na mesma linha de pensamento da Comissária Europeia, considerou este dia histórico, na medida em que, Elvas que durante séculos marcou a separação entre Portugal e Espanha, hoje é um ponto de união entre estes dois países.

O ministro do planeamento e das infraestruturas Pedro Marques, reforçou a importância deste dia para a Europa, a Península Ibérica e para Portugal.

O Vice Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Carlos  Fernandes, considera que este projeto assenta em 3 pilares essenciais:  aumento da competitividade do transporte ferrovi9ário, melhoria das relações internacionais e a criação de condições para a inter operabilidade com a rede espanhola e a rede europeia.

Ricardo Pinheiro, Presidente da CM de Campo Maior, considera este projeto um ponto decisivo para o interior do país.

O comendador Rui Nabeiro, considera a realização desta  obra  um momento de felicidade e esperança.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, considerou este dia um marco importante a Europa.

A empreitada de Modernização do troço Elvas-Fronteira é a primeira obra a ter início no terreno do futuro Corredor Internacional Sul.

Este corredor ferroviário permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines e a Europa, através da fronteira com Espanha em Caia. O troço com mais de 100km de nova linha férrea vai permitir aumentar a conectividade entre Portugal e Espanha e facilitar a mobilidade de transporte de mercadorias, e em especial o troço entre Évora e Elvas vai permitir reduzir para metade a duração da viagem de comboio de Lisboa para Madrid.

DSC_5213