Banda da Sociedade União Alcaçovense presente nos desfiles nacionais de bandas filarmónicas

capa do livroO Movimento 1º de Dezembro lançou no final do ano passado de 2017, o livro “O Novo 1º de Dezembro”, coordenado por José Ribeiro e Castro, que marca os cinco anos do desfile nacional de Bandas Filarmónicas, que se compreende entre os anos de 2012 a 2016.

Sob a chancela da Casa Sasseti, ao longo de 160 páginas, o livro celebra a união entre o 1º de Dezembro e a cultura popular, acompanhando a leitura com imagens de bandas filarmónicas e outros grupos que, entre 2012 e 2016, encheram de música a Avenida da Liberdade e os Restauradores, em Lisboa.

Viana do Alentejo e mais 70 concelhos, estiveram representados ao longo destes cinco anos, com a participação da Banda da Sociedade União Alcaçovense, única do distrito de Évora que sempre esteve presente nos cinco desfiles.

Esta obra literária contou com o patrocínio de 16 municípios, entre os quais o de Viana do Alentejo, e tem ainda como promotores a Sociedade Histórica de Independência de Portugal e a Confederação Musical Portuguesa.