Roberto Pereira Grilo assina protocolo para a Agenda Regional da Economia Circular

AssinaturaRoberto Pereira Grilo, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, assinou no dia 31 de Janeiro, um protocolo para a Agenda Regional da Economia Circular, que visa a colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental. Esta assinatura contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes.

Este protocolo visa a atribuição de uma verba de 70 mil euros para 2018, para cada Região do país. O Fundo Ambiental pretende apoiar as políticas ambientais para a resolução dos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, tais como as alterações climáticas, os recursos hídricos, resíduos e a conservação da natureza e biodiversidade.

Já está a ser desenvolvido um conjunto alargado de projetos nesta área, que serão agregados no Laboratório de Economia Circular do Alentejo, que terá a sede física no Instituto Politécnico de Portalegre.

Este protocolo foi igualmente assinado pelos restantes Presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR’s).

Numa nota enviada à nossa redação a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, assume que este protocolo vem legitimar o trabalho que se tem vindo a desenvolver, nomeadamente no Alentejo, regulando os termos e condições de natureza técnica e operacional a promover entre o Fundo e as CCDR’S, com vista ao desenvolvimento de ações e iniciativas definidas e assumidas pelo conjunto de agentes governativos, económicos e sociais, regionais e locais.