Desfile de Comadres e Compadres esta quinta-feira

DSC_0024O projecto Comadres e Compadres foi esta segunda-feira, 5 de Fevereiro, apresentado na Escola D.Sancho II.

Esta iniciativa já dura há alguns anos e pretende reviver as tradições antigas de compadres e comadres através da declamações de poemas, de desfiles e animação musical. O evento está marcado para quinta-feira, 8 de Fevereiro, pelas 11h00.

“O objectivo é tentar recuperar uma tradição que estava a desaparecer. Pretendemos juntar os compadres e comadres num só dia. A tradição falava de quinta-feira das comadres e quinta-feira dos compadres, mas o que vamos fazer é juntar os dois num só. Vamos fazer o percurso pela cidade, com várias paragens onde haverá as declarações de poemas e a famosa desgarrada. Terminamos na praça da República onde acontece o roubo do boneca e da boneca”, explicou Carlos Beirão, professor da Escola D.Sancho II.

Cassandra Candeias, da associação juvenil ARKUS, assumiu a importância deste evento para criar uma maior relação entre as várias gerações e tradições alentejanas.

“A Arkus participou nesta actividade com o objectivo de reavivar esta tradição. Pretendemos a intergeracionalidade, uma relação entre séniores e os mais jovens. Será o começar de um Carnaval diferente com a junção de tradições e gerações”, disse.

Esta iniciativa resulta da parceria entre a ARKUS, a Escola Secundária D.Sancho II e a Universidade Sénior.