Épocas festivas podem trazer solidão e tristeza

Solidão-Com a chegada das festividades muitas vezes nestas ocasiões são lembrados familiares ou amigos que já partiram, e por isso o estado emocional de muitas pessoas fica um tanto ou quanto abalado.

Segundo a  psicóloga clínica Lizandra Arita, existem algumas causas que podem causar esta maior tristeza e “o primeiro motivo baseia-se na solidão”, isto é, “em não ter alguém por perto”.

“Assim, o sentimento de tristeza e melancolia prevalecem. Isso acaba por ser bastante difícil, já que nessa situação é possível desencadear alguns traumas e transtornos”, refere a terapeuta.

Em alguns casos há também quem decida  fazer estas comemorações sem companhia, seja para não incomodar os outros que estão felizes ou porque perderam recentemente alguém, situações que fazem com que esta época do ano seja mais aflitiva.

Para alterar este quadro de solidão, segundo a psicóloga, é preciso ocupar a mente com hobbies ou atividades que trazem boas energias, além de ser ainda importante encontrar apoio em pessoas de confiança que poderão mostrar outras visões sobre as festividades.

“Ficar sozinho nunca é uma boa opção, ainda mais neste período onde o clima de harmonização prevalece”, conclui a psicóloga.