EUROACE acolhe Conferência Anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa

7f68508e9299e46dc9da85b53476c3a3_XLA EUROACE recebe hoje, e até dia 28 de outubro,a Conferência Anual da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa (ARFE), assinalando os 750 anos do Tratado de Badajoz, assinado nesta cidade em 1267, e que estabeleceu entre os dois Estados da Península  os limites da fronteira que ainda hoje é considerada uma das mais estáveis e duradouras da Europa.

A ARFE associou-se assim à efeméride, realizando no espaço fronteiriço entre a Extremadura e o Alentejo, ambas regiões-membro daquela Associação, a sua Conferência Anual, este ano subordinada ao tema “Periferia – No Centro de Coesão”. A Conferência compreenderá quatro sessões diferentes para abordar questões como a “Cooperação transfronteiriça à luz do 7º Relatório de Coesão”, “Cooperação transfronteiriça como força motriz para a futura coesão europeia”, “Economia circular nas regiões fronteiriças” e “Geração de sociedades de cooperação transfronteiriça”.

Esta ocasião reveste-se também de uma importância acrescida para os seus membros, pelo facto de se reunir o Comité Executivo e posteriormente a Assembleia Geral, que vai eleger o novo Presidente da Associação, pois o anterior, o Sr. Karl-Heinz Lambertz, foi eleito em julho passado Presidente do Comité Europeu das Regiões.