Jornadas para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejano em Portalegre

Sem TítuloA Agricert – Certificação de Produtos Alimentares está a organizar as Jornadas para o Desenvolvimento Rural do Norte Alentejano que vão decorrer nos dias 15 e 16 de Setembro de 2017 em Portalegre, inseridas na Feira Agrícola da cidade.

O evento é organizado em parceria com a Escola Superior Agrária de Elvas, Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana e da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre e terá como tema a “Sustentabilidade do Montado Norte Alentejano”.

O evento conta com um programa turístico alternativo para os acompanhantes dos participantes, com intuito de promover e dar a conhecer aquela região alentejana.

Programa

Os dois dias de trabalhos contam com temas como os do “Maneio Reprodutivo em Bovinos de Carne”, tratado por Nuno Carolino do INIAV, “Inovar nas Técnicas Reprodutivas, ou “A Perspectiva de Quem Inova Quando Produz!”.

A “Sustentabilidade do Montado Norte Alentejano” vai ser o tema central, vindo a debater-se também a internacionalização dos produtos do Norte Alentejano e oportunidades de negócio em novos mercados e a comercialização de produtos tradicionais do montado, havendo ainda tempo para uma degustação de produtos regionais.

No último dia vai ser debatida a desertificação do Norte Alentejano e as suas consequências para a agricultura e não ficam esquecidos os apoios aos agricultores com a apresentação de um balanço do PDR 2014/2020 e a sua contribuição para o desenvolvimento da agricultura do Norte do Alentejo, sendo ainda discutidas as fragilidades da agricultura do Norte do Alentejo face à nova Política Agrícola Comum (PAC).