Festival Flamenco e Fado Badajoz tem início amanhã

Festival-Flamenco-e-Fado-Badajoz-429x600O Festival Flamenco e Fado Badajoz, organizado pelo Consórcio López de Ayala e patrocinado pelo governo regional da Estremadura espanhola e pelo Ayuntamiento de Badajoz, vai ter lugar no Auditório Municipal Ricardo Carapeto, na cidade espanhola.

O festival com 10 anos de existência “recebe o melhor do fado e do flamenco”, como referiu a representação em Portugal da Junta da Extremadura.

O evento tem início amanhã com o Ballet Nacional de Espanha, que apresenta as suas coreografias “Zaguán” e “Alento”, dirigidas por Antonio Najarro.

O protagonista da 2.ª parte do espetáculo vai ser o fado, levado até Badajoz pelo mestre da guitarra portuguesa António Chaínho.

O músico português “interpreta as múltiplas emoções que saem da sua guitarra, conduzida pelo seu inigualável talento”, realçou a organização.

O último dia do Festival de Flamenco e Fado,  dia 8 de julho, vai ser preenchido com o espetáculo “Família Porrina”, com vários artistas e músicos de flamenco, e um concerto pelo fadista Camané, “que se destaca por possuir uma especial sensibilidade musical e uma voz única na arte de cantar o fado”.

Em edições anteriores, já passaram pelo certame diversos artistas portugueses, como Carminho, Cuca Roseta, Dulce Pontes, António Zambujo, Carlos do Carmo, Cristina Branco, Mariza, Paulo de Carvalho, Gisela João ou Sara Tavares.